Caderno de Teses do Movimento Social LGBTI+

Antes do Congresso Internacional LGBTI+, será construído um Caderno de Teses do Movimento Social LGBTI+. O documento registrará as concepções, perspectivas, obstáculos e desafios para implementação e monitoramento de estratégias e ações para os próximos anos na região.

A construção do Caderno de Teses do Movimento Social LGBTI+ será feita em etapas, algumas das quais já foram realizadas no Brasil. Porém, fazem-se necessárias as contribuições de outros países da América Latina e do Caribe. As contribuições podem ser feitas de duas formas: 1) através do Google Formulário ou; 2) por meio de apresentação de textos via email, conforme descrito no tópico de contribuições abaixo.

Destacamos a seguir uma lista de áreas temáticas/tópicos identificadas como prioritárias para a nossa população, salientando que a lista não é ‘fechada’ e poderão ser sugeridas outras áreas prioritárias:

  1. A violência e violação de direitos humanos das pessoas LGBTI+;
  2. A saúde integral de toda a população LGBTI+ – incluindo especificamente o HIV;
  3. A educação comprometida com a diversidade humana e a pluralidade de ideias e pensamento;
  4. O fortalecimento e a ampliação da visibilidade política e da cidadania plena das lésbicas e mulheres bissexuais;
  5. A cidadania e a identidade de gênero das pessoas trans;
  6. As especificidades em políticas públicas e a agenda de reivindicações das pessoas intersexuais;
  7. O reconhecimento dos direitos das famílias bitranshomoafetivas;
  8. A inclusão no mercado de trabalho da população LGBTI+ com ênfase na inserção das pessoas trans e não binárias; e
  9. O reconhecimento do direito ao casamento igualitário(exceto nos países onde já foi reconhecido).

O Caderno de Teses terá como objetivos:

  1. Responder às situações de violações aos direitos humanos de LGBTI+ identificadas no Brasil e em outros países da América Latina e Caribe;
  2. Atuar e incidir sobre os aspectos mais graves e também (c) promover uma agenda afirmativa em prol da cidadania plena e à efetivação dos direitos humanos da população LGBTI+ na Região.

A proposta do Caderno de Teses do Movimento Social LGBTI+ será apresentada no Congresso Internacional LGBTI+.

 

Sobre as contribuições para o documento:

As contribuições poderão ser feitas de duas formas:

  1. Através de formulário no Google Drive (acesse aqui). O formulário ficará aberto para recebimento de respostas até 15 de setembro de 2019;
  2. Através de apresentação de textos para o e-mail cadernodeteses@congressolgbti.org

 

Conteúdo dos textos para os tópicos:

O texto elaborado para um tópico do Caderno de Teses do Movimento Social LGBTI+ deverá ser de, no mínimo, uma e, no máximo, três laudas incluindo título e notas de rodapé. O texto discorrerá sobre uma das áreas prioritárias acima, ou outra área de relevância, fazendo um diagnóstico de situação do problema (legal, social, cultural, dados, entre outros) em cada país e formas de superação e posicionamento que o Congresso deve tomar diante do tema. No texto deverá ser apresentado de três a no máximo sete estratégias e/ou ações que o Congresso deve apontar como caminho para enfrentar a situação e/ou promover um direito. Poderão ser dados exemplos de estratégias que já deram certos nos países. Sempre que possível, deverão ser apresentadas fontes (ex. referências bibliográficas, links de dados na internet), para que as informações apresentadas sejam baseadas em evidências.

 

Formatação das propostas:

Identificação do(s)/da(s) autores(as) do texto, com nomes, instituição quando houver, cidade, estado (ou equivalente) e país.

Identificação do tópico abordado pelo texto, podendo ser da lista de áreas prioritárias acima ou outro tópico de relevância.

Configuração da página: Tamanho do papel (A4 – 21 cm X 29,7 cm) com margens esquerda e superior de 3 cm, e margens direita e inferior de 2 cm.

Fonte: O texto, notas de rodapé deverão ser digitados em fonte Times New Roman. Para o corpo do texto deverá ser utilizado tamanho 12. Notas de rodapé deverão estar em tamanho 11. Para as citações com mais de três linhas deverão ser utilizadas tamanho 11.

Espaçamento: No corpo do texto deverá ser utilizado 1,5 entre linhas, e nas citações longas (com mais de três linhas) e notas, espaço simples. Os títulos das seções (se houver) devem ser separados do texto que os precede e sucede por espaço duplo.

Adentramento: Os parágrafos deverão ter adentramento de 1,25 cm. E nas citações com mais de três linhas, utilizar recuo de 4 cm da margem esquerda.

Disposição do texto: Título: Centralizado, em maiúsculo e negrito. Subtítulos no corpo do texto: Iniciais maiúsculas e em negrito e na margem esquerda da página.

 

Prazo para recebimento de propostas:

Para termos tempo hábil para a sistematização das contribuições e sua transformação em uma publicação, o prazo máximo para contribuições será 15 de setembro de 2019.

 

Comissão Executiva do Caderno de Teses:

A Comissão Executiva será formada por membros da direção da Aliança Nacional LGBTI+ e da Rede GayLatino e contará com o apoio de um grupo de trabalho de sistematização e uma coordenação da Comissão Executiva.

Canais de Comunicação para a Construção do Caderno de Teses

Link – clique no link a seguir para o Google Formulário

Email para encaminhamento de Textos: cadernodeteses@congressolgbti.org

pt_BR
es_ES en_US pt_BR